Os romances de banca foram um sucesso nas décadas de 70 e 80, com preço bem acessível, os livros que eram comercializados em bancas de jornais, por isso o nome romances de banca, se tornaram popular entre as mulheres.

As coleções tinham nomes femininos como Bianca, Sabrina e Julia, eram histórias curtas com bastante romance, conflitos, dramas, lágrimas e um final feliz. As capas sempre traziam um casal jovem apaixonado e os títulos eram no mínimo esquisito.

Alguns títulos das mais famosas coleções Bianca, Sabrina e Julia
Mas não se enganem, apesar do preconceito e serem conhecido como romance de mulherzinha, a tiragem dos livros chegavam a 600 mil exemplares por mês! Era um enorme sucesso.

Desde 2005 a Editora Harlequin publica novas coleções dos romances de banca, as séries tem nomes como Paixão, Desejo e Rainhas do Romance e são vendidos a preços populares em formato de bolso. Os livros, que são distribuídos em livraria, bancas e ebook, seguem a mesma linha dos antigos, histórias curtas recheadas de romance e dramas, as capas também não foram alteradas, o jovem casal apaixonado ainda estampam os exemplares.

Alguns títulos da Coleção Paixão, da Editora Harlequin
Aos que julgam serem de baixa qualidade, com enredo previsível e capas de gosto duvidoso, os romances de bancas são muito bons, já tive a oportunidade de ler alguns títulos antigos e novos e não me decepcionei com a história. Então, se você curte um romance pode procurar qualquer livro dessas coleções e se divertir! Não julguem pela capa - literalmente - e aproveitem a leitura sem preconceito.


Deixe seu comentário e ficarei feliz em retribuir!