Olá leitores! Como estão? Se preparem porque hoje é dia de polêmica ~tanananan~ Vamos conversar sobre uma das questões que permeia o mundo literário desde o início da humanidade. Um assunto delicado que divide opiniões, destrói amizades e gera discussões sem fim. Qual o melhor? O livro físico ou o livro digital? 

Primeiramente vamos esclarecer logo que um não é melhor que o outro, ambos tem suas características exclusivas, os livros digitais são mais práticos e mais leves que os livros físicos, podemos carregar centenas na bolsa ou mochila num único dispositivo móvel, seja ele um e-reader, tablet ou mesmo no celular. Essa facilidade ajuda os leitores que não precisam levar aquele livro de ~apenas~ 700 páginas num ônibus lotado, por exemplo.

Porém os livros impressos contam com a vantagem de serem guardados na estante, podemos sentir o cheiro de livro novo ~quem sempre?~ observar o trabalho gráfico feito pelas editoras, prestigiar os autores, principalmente os nacionais, entre outras. Além disso a sensação de ter em mãos um livro físico é maravilhosa, algo que os digitais não nos proporcionam. 

Tenho mais facilidade em ler livro físico, ainda nã encontrei um aplicativo decente pra ler em forma digital.
Larissa, blog Livre4r


Uma das características mais observadas é que os e-books são beem mais baratos que os livros impressos, em alguns sites ele pode custar até 80% a menos que os livros físicos. Sem contar que muitos sites disponibilizam diversos títulos gratuitamente ~cuidado com a pirataria~ de forma legal. Mas basta uma rápida conversa entre leitores para perceber que isso não significa que não comprem os impressos, muito pelo contrário, mesmo que eles leiam os e-book, ainda fazem questão de adquirir a versão física, seja para guardar naquele espaço especial, valorizar os autores para que continuem escrevendo boas histórias, entre tantos outros motivos. 

Eu leio das duas formas sem problema nenhum. Claro que livro físico é mais emocionante, mas leio tranquilamente as versões em e-book.
Bel, blog 7Véus


A conclusão de tudo isso? Não cheguei em nenhuma haha Ambos tem muuuitas vantagens e ao me ver pouquíssimas desvantagens que não desqualificam nenhum dos dois. Eu leio muito mais no Kobo do que no impresso, devido a facilidade, praticidade e leveza, mas nunca deixei de comprar meu livros pra colocar na estante. No fim das contas o importante é ler, seja no tablet, computador, celular, e-reader ou no livro físico. Mas qual vocês preferem? Livro físico ou digital? 


Agradecimentos
Bel, 7Véus
Larissa, Livre4r


24 Comentários

  1. Olá, eu gosto muito dos livros físico acho mais emocionante ter ele em mãos sentir o seu cheirinho, os livros digitais também são muito bons só queria ter um dispositivo que eu pudesse ler mais a vontade. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter os livros em mãos não tem preço <3

      Excluir
  2. Antigamente lia muitoooo em e-book por não ter tantas condições de comprar à toda hora um livro físico, porém após mudar de celular não achei mais nenhum aplicativo que eu gostasse para ler de forma digital e com isso faz bastante tempo que não leio dessa forma, passando a ler mais o livro impresso. Ambos tem suas qualidades e eu não sei escolher entre um dos dois! hahah Adorei seu post!
    http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li muito em PDF no computador, mas ler o impresso é melhor haha <3

      Excluir
  3. eu gosto mesmo é de segurar o livro, folhear as paginas, mas o e-book é tão mais econômico, leve e difícil de se perder.
    fica complicado escolher entre os dois.

    www.adocic.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto do livro físico, mas o e-book é muito mais prático!

      Excluir
  4. Ai que essa polêmica roda o mundo mesmo desde 1993 com Michael Hart e ou até antes mesmo diante da evolução dos meio de leitura. Acho que é esse o nome dele, ele que é responsável por isso. Pessoalmente acho interessante apesar se não excluir o antigo e tradicional livro pelo Ebook, prefiro ficar com o dois, ou seja ter um biblioteca de livros fisicos'Analogico' como queira chamar em casa, e na rua levar todos eles rsrsrsr no digital/ebook. Mudei de estado faz algum tempo, e para trazer meus livros paguei mais de 1200R$, e sé a metade viu, se eles fossem digitalizados eu teria economizado um bom dinheiro. Muito boa postagem Cyntia gostei!
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço o mesmo! Levo os digitais comigo e os físicos ficam pra ler em casa! Obrigada <3

      Excluir
  5. Tenho um kobo tbm, depois que comprei ele, eu me apaixonei por e-books. Eu já lia e-books antes, em txt no meu mp3! Sim, tudo por causa da minha pobreza, deixar de ler que eu não deixava hahaha. Mas não gostava muito, porque a letra era muito pequena e cabia pouca coisa na tela. Mas depois do kobo... eu posso dividir minha jornada literária com o antes e o depois do kobo, foi minha melhor aquisição da vida. Valeu super a pena, levo ele para todo lugar! <3
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar o Kobo foi uma das melhores coisas que fiz! Antes eu lia no computador e era horrível haha

      Excluir
  6. Eu gosto muito de ler no Kindle, mas pra mim nada supera nem superará o livro físico, o cheirinho das páginas, etc hehehe
    Prefiro ler os livros "de aprender" no kindle, que dai guardo trechos, releio, etc, e ler os romances impressos :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por livros, e sempre prefiro o físico.
    Já li digital para betar, mas geralmente imprimo e leio a cópia quando o autor permite, ler em dispositivos me irrita muito os olhos, eu sou miope, então evito.
    Adorei o post, legal esse debate!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Tenho esse problema tbm, mas me adaptei ao Kobo! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  8. eu prefiro versão física. sempre. até tento ler no celular com os app de ebook, mas não passam de contos curtinhos... obra mesmo em ebook eu acabaria abandonando... sem contar que prefiro o contato com o livro, novos e velhos]... nem considero ebook como 'tenho' no skoob...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pois eu leio bastante em e-book e considero alguns como tenho no skoob haha

      Excluir
  9. Amei participar da sua entrevista haha
    Livros físicos são ótimos pra se guardar em estantes, a maioria dos meus são livros que eu já tinha lido de alguma outra forma (e-books ou emprestados de alguém ou até mesmo da biblioteca),comprei porque eu simplesmente TINHA QUE TER KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou assim kkkkk muitas vezes compro livros e já li no Kobo haha Obrigada por participar <3

      Excluir
  10. Olá Cynthia, tudo bem? Sou totalmente a favor dos livros digitais, mas nada se compara com a sensação de ter o livro físico na estante. Concordo com você, leio muito pelo celular e não deixo de comprar livros impressos, amo as duas formas. O importante é ler!

    Beijos, Débora,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li pelo celular mas não é nada bom kkkk então comprei o Kobo é tudo melhorou! Mas continuo comprando meus livros impressos <3

      Excluir
  11. Eu prefiro o livro físico mas leio muito mais rápido em ebook, acredita?
    Gosto dos dois, mas tenho um carinho maior pelo físico então leio em ebook por praticidade - é mais fácil de carregar o tablet na bolsa que fica mais leve e não corro o risco de sujar ou amassar o exemplar. E, se gosto muito do livro, compro também a versão física.
    O importante é ler! Não importa onde e não importa o que :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço a mesma coisa! rsrs Leio no Kobo pela praticidade mas amo o livro físico <3

      Excluir
  12. Prefiro livro físico. Nada contra os ebooks da vida, mas não costumo ler versões digitas. Que eu me lembre só li digital 2 vezes. Não gosto porque sinto minha vista mais cansada, por conta da luz do dispositivo :/ Enfim, cada um com seus motivos rsrs O importante é ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro, mas a facilidade do ebook é maravilhosa <3

      Excluir