Geração Editorial | Skoob | Compare e Compre: SaraivaSubmarinoLivraria Cultura | Classificação: 5/5

Olá leitores! Como estão? A resenha de hoje é do primeiro livro da minha parceria com a Outubro Edições! O livro é um romance de ficção da jornalista Clara Arreguy, publicado em 2009 pela Geração Editorial.

Em Tempo Seco Clara Arreguy nos apresenta a Miriam, mineira de Belo Horizonte que se muda para a capital do país em busca de novas experiências profissionais. Como não tem carro e detesta utilizar o transporte público, frequentemente usa os táxis para se deslocar na cidade. Entre as conversas sobre política, família e saudades da terral natal, Miriam desenvolve um laço de amizade com os taxistas.

Em alguns capítulos Tempo Seco é narrado em primeira pessoa, na visão de Miriam, conhecemos os motivos pelo qual ela decidiu se mudar para Brasília, sobre sua família e a amizade que criou com os motoristas dos táxis. Em outros momentos o livro é narrado em terceira pessoa, somos telespectador da história de Seu Rodrigues - ou Nonato- taxista e melhor amigo de Miriam, conhecemos a história do seus pais de João Pessoa, do seu amor por Dorinha e dos motivos que o levaram a morar em Brasília.


Ao longo da leitura me apeguei ao Nonato, me apaixonei pelos seus pais tão humildes e batalhadores, pelo seu irmão sonhador, torci para que ele conseguisse realizar seus desejos, se formar na faculdade e fiquei bastante triste com as decepções amorosas ao longo da sua vida. Já com Miriam não desenvolvi muito empatia, algumas vezes fiquei triste pela sua solidão, mas não fui conquistada pela personagem.

Tenho que ressaltar, e talvez alertar, que esse não é um livro de romance -apesar de também falar sobre o amor e a falta dele- é um livro sobre a realidade, sem meias palavras. A autora fala bastante de política, em particular sobre o nascimento e ascensão do Partidos dos Trabalhadores (PT) e como um metalúrgico chegou a presidência do Brasil. A linguagem usada por Clara Arreguy é simples,ela usa algumas gírias e palavras de baixo calão, os capítulos são curtos e alternados entre a vida de Nonato, as conversas que Miriam tem com os demais motoristas durante as corridas e alguns poemas que servem como prólogo de alguns capítulos.


Apesar de não gostar de livros com temática política, fui agradavelmente surpreendia por Tempo Seco, a autora equilibrou muito bem as questões políticas-partidárias e pessoais dos personagens, escrevendo de forma fluída de forma que não deixou o leitor confuso com as mudanças de narrador. E o final foi da forma que a vida -infelizmente ou felizmente- é bem real.


14 Comentários

  1. Eu amo esse livro! Ainda não terminei ele, mas quero muito saber o final. A Clara me surpreendeu muito.

    Beijos azuis,

    Semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei por ele tbm! Não esperava que fosse tão bom <3
      Beijos :*

      Excluir
  2. O livro não me chamou atenção,também não sou muito atraída por temas políticos e sinceramente achei meio esquisito como uma pessoa que se muda pra capital em busca de melhores condições tem dinheiro pra andar tanto de táxi. Táxi é caro! rs
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação rsrs O livro me conquistou muito! Me surpreendi positivamente <3

      Excluir
  3. olha, apesar de achar estranha a mesma observação que a guria fez no comentário acima, confesso que a premissa foi atrativa... e fiquei curiosa em saber como a questão politica foi abordada no livro...
    bjs... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha realmente foi muito bem observado! Mas o livro é maravilhoso, recomendo <3

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu gosto de me informar sobre vários temas e gosto de livros que me tiram da zona de conforto e acredito que esse seja um desses. Em relação aos comentários sobre ela andar de táxi eu tinha entendido que ela tinha conseguido um emprego melhor em Brasília, mas também achei estranho andar só de táxi, rsrsrs
    O livro parece ter uma medida certa sobre os diversos temas abordados. Espero ler o livro.
    Parabéns pelo blog e pela parceria!
    Beijos,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da temática política o livro não é cansativo, pelo contrário é bem fluído. Recomendo muito <3

      Excluir
  5. Tempos Secos me parece um bom livro, e sua resenha ficou ótima! Também não sou fã de temáticas mais políticas, porém me interessei pela leitura! E gosto de finais mais realistas, então acho que irei gostar desse... E por ter dito que a leitura é fluida, fiquei mais curiosa.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom! O final me chocou, mas não foi ruim só bem real.
      Beijos <3

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha, amei!

    Estou com o livro e logo irei ler, parece ser uma leitura diferente.

    Bjs de luz

    http://livrearblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cara, que livro interessante! Adoro conhecer livros nacionais e esse com certeza vai entrar pra minha lista para ler.

    ResponderExcluir