Olá leitores! Eu já mostrei pra vocês minhas adaptações literárias favoritas, quem ainda não leu é só ver aqui. Mas tudo tem seu lado ruim, certo? Por isso hoje vou apresentar as piores adaptações de livros para o cinema. Vamos conhecer meu TOP 5. 

As Crônicas de Nárnia, C.S Lewis, Adaptado em 2005.
Todos, eu disse T-O-D-O-S, os livros dessa saga fantástica foram desrespeitados com as adaptações que tiveram. Simplesmente ignoraram a ordem cronológica dos livros lançando apenas alguns deles no cinemas, criaram romance inexistente, além da demora em confirmar os filmes. Mas existe uma luz no fim do túnel para os fãs, nesse ano foi anunciado um reboot, ou seja, novos personagens, nova equipe técnica, nova história. Será que agora vai? #Oremos


Simplesmente Acontece, Cecelia Ahern. Adaptado em 2014.
O filme é bonito? É. O filme é romântico? É. O filme é bom? É. O filme foi bem adaptado? NÃO. Quem leu Onde Terminam os Arco-Íris, título da edição lançado no Brasil em 2006, sabe que a adaptação não foi fiel. Rosie e Alex não ficam juntos daquela forma, o universo não foi tão amável com eles. Mas temos o bônus dos atores serem muito fofos <3

O Caçador de Pipas, Khaled Hosseini. Adaptado em 2007.
O livro é tão emocionante, com uma história tão sensível! Porém a adaptação não foi boa, nem de longe conseguiu captar a essência do livro. O final do filme era pra ser devastador, chorei horrores quando li, mas ficou sem emoção, os atores não convenceram. Muitas cenas que deveriam emocionar não aconteceram, no fim vimos um filme que não chegou a lugar nenhum.


O Hobbit, J.R.R Tolkien. Adaptado em 2012.
O que fizeram com essa obra prima?? Conseguiram adaptar o livro em três filmes!! Criaram personagens inexistentes no livro, prologaram muuuuito a história, teve até romance! Para quem não sabe o livro poderia facilmente ter sido adaptado em apenas um filme. Afinal é uma adaptação e não cópia. Se pelo menos essa trilogia tivesse sido fiel a história não me importaria muito, mas passou longe.

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak. Adaptado em 2013.
Esse é o livro mais fantástico e brilhante do universo, uma pena que adaptação não foi tão boa. A atriz não passa a emoção que Liesel demonstra no livro, achei o filme muito vago, dava aquela sensação de que faltava algo. Não me emocionei em nenhum momento enquanto eu assistia, mesmo com um Rudy encantador, o longa deixou e muito a desejar. Bônus para a voz da Morte que me surpreendeu positivamente.





Além dessas cinco péssimas adaptações, tem um filme que TODOS reclamam : Percy Jackson. Eu nunca li, só assisti, mas não conheço um único ser humaninho que não reclame da infidelidade dos filmes. 


8 Comentários

  1. Oi Cynthia!! É difícil uma adaptação cinematográfica seguir à risca o enredo do livro. Como não li nenhum dos livros que vc citou, gostei das adaptações. Fiquei maravilhada pelas Crônicas de Nárnia, e inclusive por Percy Jackson. Os filmes que aumentaram minha vontade em ler, assim sendo tem um pontinho positivo né. Acho que a pior adaptação que assistir foi Eu sou o número quatro. Fiquei completamente decepcionada com o filme.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Se você ler As Crônicas de Nárnia vai ver a diferença haha Nunca li/assisti Eu sou o número quatro...
      Beijos <3

      Excluir
  2. Oie!
    Primeira vez te visitando. =)
    Assisti a todos os filmes (menos Nárnia) e gostei, mas o único dos livros que li pra comparar foi O Hobbit. Concordo plenamente, uma trilogia foi TOTAL desnecessária.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acho que Nárnia foi o pior haha O Hobbit foi mt mt desnecessário ...
      Beijos <3

      Excluir
  3. Helloo, Cynthia! Tudo numa nice?!
    Primeira vez aqui no seu blog, pelo menos eu acho. Então, vamos conversar ahahaah.
    Acredito que esse é um tema bem apreensivo entre as pessoas, em decorrência dos leitores, das exigências, das expectativas e de tudo o mais. Eu li alguns livros que se tornaram adaptação e assisti a algumas adaptações sem ter conferido o livro. Para mim, não há tanto problema quanto a isso. Filme é filme. Livro é livro. Há situações que só podem ser expostas em livros, principalmente se for em primeira pessoa. Eu li Divergente e percebi que faltava um monte de coisa na adaptação e não me importei. Eu não ligo para isso. Separo as coisas e acho que para mim isso é mais fácil, eu não me decepciono e coisa parecida.
    Enfim, eu assisti As Crônicas de Nárnia e gostei bastante do filme. Minha irmã leu o livro e assistiu ao filme e gosta dos dois pelo motivo de que há coisas no filme que não tem no livro e coisas no livro que não tem no filme. Acredito que porque a gente quer ver algo que ainda não vimos. Foi o caso do segundo filme de Maze Runner. Eu amei como um monte de gente, mas outras não gostaram. A mesma situação com A Quinta Onda. Eu gosto de separar as coisas porque filme e livro são gêneros completamente diferentes. Assisti também Simplesmente Acontece e não achei isso tudo, mas porque não sou tão fã de romance. Também assisti ao Caçador de Pipas quando eu era menor e eu gostei, senti um monte de emoções e chorei durante o filme. Eu não li ao livro, mas há opiniões controversas sobre. Tem gente que prefere o filme e outras pessoas que preferem o livro. Eu só sei que achei a estória muito boa, triste, estarrecedora, com o cenário do Oriente Médio que já é muito enriquecedor. Enfim, foram esses filmes que eu assisti.
    Achei muito fofo o matiz de cores do seu cantinho. *-*
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana!
      Realmente esse tema é bem delicado haha Eu evito assistir adaptações, os piores casos foram com As Crônicas de Nárnia que não seguiu uma coisa bem básica que é a ordem cronológica, me decepcionou :// O Hobbit é um livro bem curto, não tinha a mínima necessidade de ter virado uma trilogia, achei mt desnecessário... Claro que alguns filmes foram bem aceitáveis, mas é muito difícil isso acontecer...
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  4. Oi Cinthia,
    Jura que não gostou de a Menina que Roubava Livros? :O
    Eu adorei o filme, na verdade foi um dos que mais gostei até hoje.
    O Caçador de Pipas eu também não curti tanto o filme, foi exatamente como você disse, não teve aquela emoção.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juroooo haha Não curti não...
      Obrigada pela visita <3

      Excluir