Olá leitores! Vamos falar sobre um gênero que está se tornando cada vez mais popular no Brasil? Quem conhece o Sick-Lit? Numa tradução livre para o português, "literatura enferma" são livros em que seus personagens, em grande maioria o protagonistas, são enfermos, jovens depressivos ou que possuem algum distúrbio.

Esse gênero popularizou-se em 2013 com o lançamento do do livro A Culpa é das Estrelas, do autor John Green, e posteriormente As Vantagens de Ser Invisível escrito por Stephen Chbosky. Ambos trazem o jovem como protagonista que sofrem de alguma enfermidade, no primeiro temos Hazel com câncer terminal e no segundo Charlie com problemas de auto-estima e depressão.


O sucesso dessa temática é tão grande que muitos desses livros estão sendo adaptados para os cinemas, conquistando cada vez mais o público através da emoção. Além dos dois já citados, o livro Extraordinário poderá ser visto nas telonas em 2017, contando a história de Auggie, que apresenta uma doença facial desde o nascimento e temos ainda o super comentando Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes, livro com temática romântica com protagonista deficiente físico que encantou e partiu o coração de milhares de pessoas tanto durante a leitura quanto nas telas do cinema.


Apesar do Sick-Lit ter como tema principal temáticas triste com personagens enfrentando problemas de saúde, o gênero agrada muito os leitores e novos livros estão sempre sendo lançados no mercado. E você leitor? Gosta de Sick-Lit?

*Com informações do site InfoEscola


8 Comentários

  1. Olá, ainda não conhecia o termo Sick-lit já li bastante livro com essa temática, os recentes foram Extraordinário e Como eu era antes de você.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia o termo, mas já havia percebido o aumento nesse estilo de história, mas ainda não tenho certeza do que pensar sobre. Embora seja bom pelo aumento da visibilidade, tenho medo que aumente aquela ideia de pena de pessoas com determinadas doenças. Mas vamos ver no que vai dar hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve bastante aumento mesmo! Popularizou bastante esse gênero. Não sou suuuper fã, mas gosto de alguns livros haha

      Excluir
  3. Eu tento ficar longe de Sick-lit...rs. Gosto bastante de personagens com problemas psicológicos, mas aqueles enredos com pessoas a beira da morte são muito deprimentes para mim.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Li todos os citados e eu amo esse gênero, e vou te confessar que não sabia que o gênero era sick-lit. E não vejo a hora de ver Extraordinário nas telonas <3 meu preferido da vida.

    Beijos Cynthia

    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gênero é bemm conhecido! Gosto de alguns livros <3

      Excluir