Olá leitores! Hoje é dia de blá blá blá! Para quem ainda não conhece, nessa coluna eu falo sobre algum tema relacionado com o universo literário e vocês interagem nos comentários. Vou falar de um assunto que vem me intrigando há alguns meses: Youtuber lançando livro. Eu fiquei bem surpresa quando vi tantos livros escritos ~ou não~ pelos yotubers. De repente todos eles tem livros sendo lançados pelas maiores editoras do Brasil, fiquei chocada haha. Então vamos falar sobre isso!

Primeiramente eu não tenho nada contra youtubers que lançam seus livros, inclusive conheço amigos que leem ~brinquis~ Eu tenho sim uma certa resistência a esse tipo de literatura, não vejo neles nada de tão interessante para que se publique livros. Porém acho válido, pois vejo muitas crianças e adolescentes inciando seus hábitos por leitura através dessas histórias, querendo ou não - para o bem ou para o mal - os famosos do Youtube são formadores de opiniões para esse público específico.


Nunca li e nem sei os conteúdos desses livros [...] Não devem falar nada proveitoso, não consigo ver num youtuber conteúdo literário.
@daayfagundes

Masss gente, as editoras brasileiras estão super valorizando esses livros e deixando de lado autores nacionais com grande potencial de vendas. Quem é blogueiro literário deve conhecer pelo menos um autor nacional que publica seus livro independente porque as editoras não compram suas histórias. Isso me deixa bem revoltada! Descobri que uma editora ~daquelas bem grandes~ se quer recebe originais (??) 

[...] Em muitos casos demostram um tipo de literatura fraco, vago e sem conteúdo. E eles usam a fama para conseguir contrato melhores com as editoras.
Bianca - Delírio Literário
 

A minha tristeza nem é porque Kéfera, Maju ou seja quem for, escreve livros, afinal se eles escrevem é porque tem um público que compra, mas o fato deles estarem dominando o mercado editorial que poderia está sendo abastecido com verdadeiros autores. Uma pena que para valorizar uns temos que desvalorizar outros...

[...] Acho a ideia bem bacana quando o livro tem algo a oferecer. Livros de youtuber são legais quando passam conteúdo.
Raquel - Bibliotecamos



Eu não acompanho nenhum youtuber, nunca gostei haha e também nunca li nada deles... Vocês já leram? Gostaram? Deixem um comentário falando o que pensam dessa nova moda literária. 


14 Comentários

  1. Eu tbm tenho resistência a esses livros, Cynthia!
    Minha opinião é bem parecida com a sua, acho que as editoras estão dando atenção demais a esses livros (pq vendem msm), e os autores q realmente tem talento e histórias boas são deixados de lado.
    Tem a questão do conteúdo de alguns desses livros q é irrelevante, mas nem tds são assim. E fico um pouco preocupada tbm com essa quantidade de pessoas que compram, tá faltando um gosto literário pessoal aí, muitas delas seguem a modinha, sabe? Enfim, discussão super válida!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol! Grandes autores independentes estão sendo "substituídos" por esss jovens escritores, mts sem conteúdo né?!
      Obrigada pela participação <3

      Excluir
  2. UHUL! Olha eu ali 🙌🏻❤️😂
    Adorei o post, nunca tinha visto nada parecido e achei super bacana poder interagir e compartilhar minha opinião com você!
    Obrigada por me deixar participar e quero muito ver mais outros post's desses!
    Beijos, Bia 😘
    delirioliterariooficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tirou as palavras da minha boca. É assim mesmo que penso. 😕

    www.belezaculta.com

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com seu post em relação ao escritores nacionais não serem valorizados e os youtubers sim. Confesso que tenho o livro da Kéfera (mesmo não acompanhando o canal dela) gostei muito do primeiro livro, ri demais das histórias dela. Ainda não li o segundo mas pretendo. Enfim, acho que as editoras tinham que valorizar mas os nossos autores nacionais e não só jovens que ainda nem sabem o que é a vida (nem eu sei Kk), estarem nas nossas livrarias tomando conta de tudo.

    www.poraodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! As livrarias foram dominadas por esses livros ...
      Beijos <3

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Concordo com o fato de os Youtubers estarem de certa forma "roubando" o lugar de escritores realmente talentosos que não possuem espaço dentro das editoras. É fato que os livros de Youtubers abrem espaço para crianças/adolescentes lerem pela primeira vez.
    Eu acompanho vários Youtubers, eles acabam me fazendo sorrir quando estou deprimida, alguns tem conteúdo de comédia formado, já outros só falam asneiras...
    Quanto a livros de Youtubers, tenho o da Maju que ganhei em um sorteio da Editora, mas ainda não li.

    Beijoooss,


    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alice! Acho válido as publicações porque muitas crianças e jovens estão iniciando o gosto pela leitura através desses livros, mesmo assim fico com um pé atrás.

      Excluir
  6. Oi Cynthia!

    Adorei a coluna! Eu tb não tenho nada contra, não leio porque os temas não me chamam atenção! E de fato tem tanto autor nacional de qualidade que merecia ser publicado, chega a ser triste!

    Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Penso assim tbm, não tenho nada contra desde que não peguem lugares de autores nacionais :(

      Excluir
  7. Olá, eu assim como você ficou com dividida sobre esse assunto, acho que é válido quando eles instigam o hábito da leitura entre os jovens e apresentam conteúdos interessante, e não apenas quando resolvem fazer uma biografia da sua vida...isso seus seguidores já sabem, eles acompanham os vídeos, não?
    Mas também me revolta saber que as editoras estão priorizando esse tipo de publicação e esquecendo-se do que de fato forma a literatura...temos muitos autores incríveis que ficam à margem pois não conseguem o devido reconhecimento. Muito injusto isso!

    Recentemente eu tive a oportunidade de ler o livro 'Azeitona' do Youtuber Bruno Miranda...recebi de parceria com a editora (isso poque nenhuma das outras opções me agradou...resolvi arriscar e me surpreendi, pois diferente dos demais ele apresentou uma obra de ficção, um romance muito bem estruturado e divertido. Acho que esse tipo de literatura é interessante de ser mostrada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Raquel, é um assunto bem complicado. As editoras estão valorizando mttt essa literatura e alguns bons autores estão sendo esquecidos ... Uma pena

      Excluir