Editora PenDragon  | Beatriz Prado | 2016 | Skoob |  Compre no site da Editora PenDragon  | Classificação: 4/5

Olá pipouss, como estão? Hoje temos uma resenha super especial! Mudanças foi escrito pela minha amiga linda-fofa-diva Beatriz Prado do blog Quatro Estações, e é um romance infanto-juvenil muito bonito e bem escrito! Tenho certeza que vocês vão gostar bastante. Então vamos saber mais sobre esse amorzinho.

O livro Mudanças conta a história da jovem Marina, de 15 anos, que, após a morte do pai, precisa ir morar com os tios no interior de São Paulo, pois sua mãe está passando por dificuldades financeiras. Claro que ela não aceita isso muito bem, trocar de escola, deixar os amigos para trás e ir morar em outra cidade é muita informação para ela. Mas, com a mudança ela conhece novas pessoas e passa a ver a vida de forma diferente.


Eu acho que quando mudamos, as pessoas que realmente nos amam, aceitam. Não digo que elas vão gostar das suas mudanças, talvez achem melhor como estava antes, mas se realmente nos amarem, então apesar de tudo, elas vão aceitar e nos ajudar.

Mari odeia mudanças, ela é uma garota que gosta do previsível, da rotina diária sem alterações, de sair com os amigos, ir pra escola e voltar pra casa. Por isso ela sofre bastante quando sua mãe avisa da mudança. E entre muitas lágrimas ela se despede dos seus amigos e viaja para o interior. Durante a viagem de ônibus Mari conhece Pedro, um menino super fofo e carinhoso, e sente uma paixão platônica por ele - quem nunca? - Porém ele tem uma namorada, mas nem tudo é o que parece, e alguns segredos que podem afastar os dois.

O romance deles está presente no livro frequentemente, mas não é apenas disso que se trata. A história é de Mari e seu amadurecimento, como ela descobre que é capaz de fazer diversas coisas em que não acreditava - como cantar na frente de várias pessoas - e como algumas mudanças podem ser positivas. O livro também fala de perdão e do amor, não só dos jovens, mas também de mãe, e como algumas escolhas podem afetar a família.


Além de Mari e Pedro conhecemos Mel, a melhor amiga, Babi, a prima louca, Paula e Andrew, os amigos fofos e dedicados, Vitória, a namorada de Pedro, os tios super legais, principalmente a tia de Mari, e sua mãe que conseguiu assumir seus erros e superar a perda do marido. Todos os personagens passam por mudanças durante o livro, cada um deles precisa enfrentar seus próprios desafios e é muito gratificante acompanhar esse crescimento, vê-los seguindo em frente apesar dos seus medos.

Vir para cá me fez sair mais, conhecer mais o mundo e me descobrir, se eu não tivesse vindo talvez ainda levaria a vida sem propósito que eu levava antes.

A leitura do livro é leve e rápida, a escrita é muito boa, no início me incomodei com tantas frases/parágrafos curtos, mas não diminui a qualidade do livro. A narração é em primeira pessoa, na maior parte feita por Mari, mas em outros momentos é feita por Pedro e outros personagens. E apesar de algumas vezes achar que tinha drama demais e muito choro, me surpreendi com as mudanças de Mari, no início era apenas uma menina de 15 anos assustada com as possibilidades e no fim ela se encontrou, superou medos e amadureceu. 


16 Comentários

  1. Awn que amor de resenha ❤
    Muito obrigadaaaa, amei demaissss 😍

    ResponderExcluir
  2. Já li Mudanças e concordo com sua opinião. No início também fiquei incomodada com os parágrafos curtos, mas depois que peguei o ritmo nem percebia mais. rsrs Gostei muito da resenha. Beijão!!
    http://www.seteveus.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    Amei a resenha, não conhecia o livro.
    Amo um draminha rs
    Suas fotos ficaram ótimas!!

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Cynthia, tudo bem?

    Adorei a resenha, estou com esse livro para ler faz algum tempo e agora estou mais curiosa ainda. Parece ser uma história envolvente, já quero ler!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  5. Oi Cynthia, tudo bem?

    Confesso que nunca tinha ouvido falar do livro, e realmente fiquei na dúvida se ele seria uma boa leitura pra mim no momento (que estou gostando mais de leituras intensas sabe?) ele parece ser o tipo de livro gostoso de ler e isso me deixou curiosa também.
    Confesso que me identifiquei um pouco com a personagem principal, de não gostar de mudanças - uma coisa que eu realmente devo mudar, e espero conseguir! Gosto de livros que mostram pessoas se redescobrindo quando passam por determinadas situações e confesso que isso me atraiu a leitura!

    Se eu ler, venho te falar o que achei ^^

    Beijos! ;*
    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane!
      Este é um livro leve, mas com uma mensagem mt legal.
      Vale a pena a leitura

      Excluir
  6. Oi, Cynthia!
    Fiquei super feliz logo de cara ao ver que uma xará minha já está publicando livros e encantando o mundo. Eu sempre me mudei muito de cidade, estado e desde cedo acabei aprendendo a lidar com isso, mas entendo a dificuldade da protagonista para se adaptar! Espero ainda ler um dia esse livro :D Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Esse livro é muito bom, me surpreendi positivamente com as mudanças na protagonista

      Excluir
  7. Como eu amo esse livro, é tão fofo. Lendo sua resenha deu vontade de reler, te juro!

    Abraços!
    http://estantedolima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    nem conhecia o livro, mas pela sua resenhas parece ser algo fofo e com uma protagonista amadurecendo.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, nunca tinha ouvido falar dessa obra e achei bem bacana a resenha. Acredito que gostaria de realizar a leitura, parece algo bem prazeroso.

    Abraços

    ResponderExcluir