Editora Chiado | Lucimar Mutarelli | 2015 | Compre: Site Oficial | Classificação: 3/5

Bom dia pipous! Vamos conhecer mais um livro da parceria com a Editora Chiado? É um romance muito louco haha Sério, nunca li nada assim! Me diverti bastante lendo mas também senti raiva... Foram muitas emoções hahaha O livro se chama Só aos Domingos e é da autora Lucimar Mutarelli.

O livro narra a história de cinco amigas do colégio que se encontram pelo facebook após 30 anos afastadas. Elas decidem marcar um encontro para reviver os velhos tempos e em apenas um dia terão que reviver o passado e tentam entender porque se distanciaram.

Envelhecer é bom. Significa que a vida ainda vive.


Ao ler a sinopse eu pensei que o livro seria ótimo, um romance leve com muitas lembranças, um misto de alegria e saudosismo. Um encontro de amigas após 30 anos? Que ideia maravilhosa! Principalmente porque o facebook ainda não era tão famoso e elas usaram de imediato para se reencontrarem. Mas eu estava completamente errada. Esse livro é muito estranho, nunca li nada assim... Calma que vou explicar o porquê.

Primeiro: Ele não tem muitos pontos finais. Isso, algumas frases não tem ponto e não é erro gráfico, pois isso ocorre em todo livro. Além disso as frases são curtas, algumas com três ou quatro palavras, e elas acompanham os pensamentos das protagonistas, são rápidas e diretas. A escritora não desenvolve a proposta, apenas coloca tudo no papel como se fosse um turbilhão de ideias que ela não conseguiu explicar e decidiu simplesmente jogá-las e torcer para que o leitor entendesse.  E isso me incomodou bastante, tanto que demorei meses para terminar de ler porque ficava cansada, como se eu estivesse lendo e correndo ao mesmo tempo.


Outro ponto negativo é a falta de desenvolvimento dos personagens, são cinco amigas, a história alterna as narrações para cada uma delas, mas muitas vezes eu esquecia qual era a narradora e muitas perguntas não eram respondidas, além disso nem parecia que elas tinham seus 40/50 anos, a maioria tinham pensamentos bem imaturos e mesquinhos. Ao longo da leitura percebemos que elas nem eram tão amigas, apenas aconteceu uma casualidade de uma delas convidar para um reencontro e as outras com vergonhar de cancelar vão sem vontade, é deixado bem claro que nenhuma delas pretendiam se reunir, mas a curiosidade e inveja falaram mais alto.

Finalizo afirmando que a premissa do livro é ótima e tinha tudo para ser perfeito, mas a autora não soube desenvolver a história, faltou cuidado e atenção no desenvolvimento das personagens. Todas são  interessante e muito diferentes entre si, cada uma com sua particularidade que infelizmente não foi bem explorada.
Espero que tenham gostado dessa resenha! Beijos e até a próxima! 



6 Comentários

  1. O livro mais estranho - mas incrível - que li foi Onde Cantam os Pássaros, da editora Darkside. O livro funciona assim: o primeiro capítulo narra o presente, o segundo um passado recente, o terceiro o presente, o quarto um passado anterior ao retratado no capítulo dois, o quinto narra o presente... E assim sucessivamente. Chega num nível que você tá sabendo de alguns flashbacks da protagonista de quando ela ainda era criança. Tive que voltar várias vezes pra entender o que eu tava lendo.

    Sou a chata das pontuações e acentos. Não sei se conseguiria ler um livro assim. Mesmo sabendo que não é erro de diagramação. Eu já tenho uma certa coisa com poemas e poesias que também brincam com o jeito que as palavras são dispostas. Imagina um livro mesmo - novela, romance - assim? Chega a me dar uma coceirinha, haha.

    Mas enfim, adorei sua resenha.
    E olha, não é sempre que comento em tantos posts de uma vez. É que você tinha três temas incríveis numa página inicial de uma vez só. Tive que comentar haha.

    Beijos do Conto Paulistano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Eu fiquei mtt incomodada, pra mim não funcionou ...

      Excluir
  2. Oi.
    Li a sinopse do livro e me interessei, li a resenha do livro e fiquei com medo de ler kkkk' Sou estudante de Letras e a pontuação pra mim é fundamental kkk' Mas mesmo assim irei ler o livro, em pdf, mas irei. Adorei a resenha, foi sincera.

    Beijos da Lua!
    Canto da Lua

    ResponderExcluir
  3. Oi Cyntia! A premissa realmente chama atenção, mas essa questão da pontuação me desanimou.... acho que vai acabar me cansando tb! De todas as formas, adorei a resenha sincera!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir